do curso de Bacharelado em Artes Visuais

da Faculdade Santa Marcelina


 Participe da nossa semana de Artes e confira a trajetória profissional e os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos professores de nosso curso.


Além de conhecer nosso corpo docente, você poderá vislumbrar possíveis caminhos de trabalho dentro do campo das Artes Visuais e tirar dúvidas sobre esta carreira.


De 14 a 18/06, com palestras às 10h e às 11h20, o evento é online e gratuito, realizado pela plataforma Zoom.


Confira a programação e inscreva-se agora mesmo! Vagas limitadas.


PROGRAMAÇÃO

14/06 • 10h

"Curadoria e ética dos espaços", com Luciara Ribeiro

(Professora de Saberes Estéticos e Culturais)


Luciara Ribeiro é educadora, pesquisadora e curadora. Interessa-se por questões relacionadas à descolonização da educação e das artes e pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias. É mestra em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018), onde foi bolsista da Fundación Carolina, e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2019), onde foi bolsista CAPES. É graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2014) com intercâmbio na Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2012). É técnica em Museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC, 2015). Integrou a equipe de curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Atualmente é diretora de conteúdo da Diáspora Galeria e docente no Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, na área de Saberes Estéticos e Culturais. 

14/06 • 11h20

"Réquiem para a Humanidade – Capela do Morumbi", com Sergio Gregorio

(Professor de Desenho)


Mestre em Educação - Sistema Socioeducativo de Atenção ao Adolescente em Conflito com a Lei. Pós-graduação em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Artes Plásticas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atualmente é professor titular do IED - São Paulo - Instituto Europeo di Design e professor de Desenho da Faculdade Santa Marcelina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, artes gráficas, ilustração e moda.

15/06 • 10h

"Do Direito às Artes: um percurso interdisciplinar", com Cristina Susigan

(Professora de Crítica de Arte)


Cristina Susigan é doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com tese relacionada com a arte contemporânea e as mulheres. Exerceu a docência no ensino superior no Instituto Politécnico do Porto, Portugal, na área dos estudos visuais, roteiro e linguagem audiovisual. Em suas pesquisas, dedica-se à apropriação nas artes, história, teoria e crítica de arte e relação interartes. Membro do Grupo de Investigação em Arte e Estudos Críticos do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da ESAP, no Porto e da Red INAV (Red Iberoamericana de Investigación em Narrativas Audiovisuales). Atualmente é professora de Percepção Visual, Crítica de Arte, História da Arte no Brasil e Metodologia de Pesquisa no Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.

15/06 • 11h20

"A artista por ela mesma", com Lais Myrrha (Professora de Linguagem Tridimensional)


É artista plástica/visual atuante e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001) com ênfase em fotografia e escultura. Tem experiência teórica na área de artes plásticas e visuais, nos últimos anos, tem trabalhado com questões envolvendo a arquitetura e o modernismo brasileiros, explorando as noções de impermanência, história, bem como a precariedade dos conceitos de equivalência e equilíbrio. Um elemento importante no seu processo criativo é a escolha e o uso preciso dos materiais, a capacidade que eles têm para produzir signos e funcionar como condensadores de narrativas. Tem participado de várias exposições, coletivas e individuais, dentre as quais se destacam: 8ª Bienal do Mercosul [2011], Blind Field, [2013], Zona de Instablilidade [2013/2014] e Projeto Gameleira [2014], Ensaio de Orquestra [2014], 32ª Bienal de Arte de São Paulo Incerteza Viva em 2016, 12ª Gwangju Biennale em 2018 e 13ª Bienal de La Habana em 2019. Atualmente é professora de Linguagem Tridimensional do Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade santa Marcelina.

16/06 • 10h

"Percursos e Poéticas: Experiências do Processo", com Adriana Amaral
(Professora de Ilustração Manual)


É Artista Visual e Professora, graduada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, especialista em Gestão Cultural pelo SENACSP e mestranda em Artes Visuais pela Escola de Comunicação Artes da Universidade de São Paulo. Desenvolve uma pesquisa no campo das linguagens gráficas, envolvendo gravura, fotografia e vídeo, construindo por meio delas narrativas visuais a partir das referências de padrões gráficos presentes nas estamparias africanas. Atualmente integra o corpo docente da Escola Municipal de Iniciação Artística, EMIASP e da Faculdade Santa Marcelina no curso de Artes Visuais, nas disciplinas de Ilustração Manual e Ilustração Manual Expressão. Tem experiência na orientação de grupos artísticos e projetos socioculturais na cidade de São Paulo. Integrou o Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura nas áreas de orientação, coordenação e articulação cultural de 2014 a 2020. Em 2019 inicia sua trajetória no bloco afro Ilú Obá de Min, integrando o Naipe do Djembe e colaborando desde 2020 com o Coletivo Audiovisual DeMin Criações.

16/06 • 11h20

"A pequena escala: Xilogravuras 3x3cm", com Ulysses Boscolo

(Professor de Gravura)


Vive na cidade de São Paulo. Estudou Artes Plásticas na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) de 1996 a 1999 e cursou o Programa de Mestrado em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP sob orientação do Prof. Dr. Luiz Claudio Mubarac (2010 a 2012). Trabalha com gravuras em metal, xilogravuras, pinturas, objetos, fotografias e ilustrações de livros com destaque para "Os Irmãos Karamazov", de Dostoievski (Ed. 34 / 2008). Realizou exposições em Nova York pela Galeria Gravura Brasileira, recebeu prêmios de residência artística na 15ª Biennale Internationale de La Gravure de Sarcelles e na Cité Internationale des Arts em Paris, FR, através do Programa de Intercâmbio mantido pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) entre outras. Suas obras estiveram representadas pela Galeria Mezanino durante oito anos em parceria com o curador Renato De Cara. Em 2017 é indicado ao Prêmio Pipa e, atualmente, seus trabalhos podem ser vistos na Galeria Virgílio e na Galeria Gravura Brasileira. É membro do Atelier Piratininga desde 2010, fundado por Ernesto Bonato, Armando Sobral entre outros gravadores em 1995. Atualmente é professor de Gravura do Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.

17/06 • 10h
"Relações entre Arte e Educação na Formação Profissional", com Fabio Silva (Professor de Computação Gráfica)


Atua profissionalmente como Professor e coordena projetos na área de Produção Cultural e Design. Tem experiência em Arte/Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Mediação em museus e instituições culturais. Compõe comissão editorial para publicações institucionais e realiza trabalhos de Editoração Eletrônica de materiais impressos e digitais. Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Desenvolve pesquisas sobre o trabalho docente no contexto escolar e social da educação profissional. Especialista em Design e Humanidades pelo Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (2011). Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade Montessori de Educação e Cultura (2006) e licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2011). 

Atualmente é professor de Computação Gráfica do Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.

17/06 • 11h20
"Cadeira nº 39, com João Braga
(Professor de História da Arte)


Possui graduação em Licenciatura Plena em Desenho e Plástica, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1982), graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984) e especializações em História da Arte, pela Fundação Armando Álvares Penteado, e em História da Indumentária, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado em Programa de Pós-Graduação em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Leciona em cursos de graduação e pós-graduação de Moda e de Artes Visuais. É estilista e autor de livros e artigos sobre Moda e História da Moda.

18/06 • 10h 
"Homem Inundado", com Mauricio Adinolfi (Professor de Pintura)


Artista Visual, Pintor e Filósofo. Doutor em Processos e Procedimentos Artísticos no Instituto de Artes - UNESP. Bolsista Capes. Realizou residência artística e estágio de docência no Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação - Bolsa Capes PDSE. Mestre em processos e procedimentos artísticos no IA - Unesp - bolsa Capes 2013/15. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP 2002). Professor de Pintura na Faculdade Santa Marcelina. Membro investigador e colaborador do Centro de Investigação e Inovação em Educação - InEd, Porto/PT; Artista convidado do Projeto Arte Cidade/Linha Metálica realizado entre Brasil e Alemanha, curadoria Nelson Brissac. Em 2019 realizou exposição no Museu Nacional Soares dos Reis, Porto. Em 2018 participou da exposição Amazônia - Os novos viajantes, curadoria de Cauê Alves e Lúcia Lohman. MUBE/SP. Em 2017 realizou exposição na Quase Galeria no Porto/PT; em outubro e novembro desenvolveu residência no Instituto Sacatar na Bahia/Brasil. 20º Festival da Cultura Inglesa 2016; Prêmio Proac 2015 Obras e exposição. Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014. Prêmio Proac n 16 Livro de Artista 2014. Realiza em 2013 a Intervenção Urbana BarcoR - estética tocantina em Marabá/PA pela Funarte e o Projeto Ultramar pelo Proac da Secretaria de Estado da Cultura/SP. Em 2012 participou da mostra "Passato Immediato" no Memorial da América Latina e realizou a individual "Músculo Involuntário" na Galeria Pilar. Desenvolve o Projeto Cores no Dique, Prêmio Interações Estéticas em 2009, 2010 e 2012 pelo Ministério da Cultura. Já trabalhou como Professor na Secretaria de Estado da Educação, Professor de Pintura Contemporânea no Sesc, Oficinas Culturais e CCSP. Atua nas áreas de Pintura, Artes Visuais, Filosofia da Arte, Estética, História da Arte e Cultural.

18/06 • 11h20

"Curadorias experimentais", com Felipe Chaimovich

(Professor de Filosofia e Estética)


Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e FAPESP (2000). Atualmente é professor titular de Filosofia e Estética do Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, e professor titular pleno da Fundação Armando Álvares Penteado. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte brasileira, crítica de arte, curadoria e história da arte.

Inscreva-se

Aulas aberta do curso de Bacharelado em Artes Visuais

Caso não receba confirmação de inscrição, verifique sua caixa de Spam ou cadastre outro e-mail. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp: (11) 98207-1217.