Nossa Pós-Graduação em Pedagogia Vocal realizará no dia 26/06/2021, das 10h às 18h30, o III Encontro Nacional de Profissionais da Voz Cantada.



Em sua terceira edição, o Encontro reunirá os profissionais da voz cantada para refletir sobre a atuação e a formação do professor de canto a partir da pandemia, num cenário em que esta profissão cresce cada vez mais em mercado e oportunidades, mas ao mesmo tempo luta para superar os desafios da atuação online. Teremos neste evento três momentos: 



1) mesa redonda sobre saúde vocal, adaptações dos protocolos de segurança, tecnologias para aula online e processos criativos na pandemia; 

2) mesa redonda sobre os limites e o potencial do marketing digital no meio da voz cantada; e 

3) mesa redonda de reflexão e troca de experiências sobre os diversos tipos de ensino de canto online, desde as aulas particulares remotas até cursos gravados em plataformas e aulas por Youtube.  

Confira a Programação

10h às 12

MESA REDONDA



“A performance e o ensino do canto na pandemia: perspectivas sobre adaptações, tecnologias e processos criativos"


Mauro Fiuza


Professor de canto, doutorando em Educação pela UNED/Madri, mestre em Fonoaudiologia pela PUC/SP e Licenciado em Música pela UniSant’Anna. Pós graduado pelo FIV-CEV. Atua no Laboratório de Voz, Música e Linguagem da UNED em Madri/Espanha como assistente de investigação. Coordena o Curso Online de Formação em Pedagogia e Ciência Vocal. É um dos coordenadores do site do World-Voice-Day e autor do blog www.estudiodevoz.com.br

Renata Bueno Tavares


Renata Bueno Tavares é regente de diversos Coros em Darmstadt, mestre em Música pela Robert Schumann Musikhochschule Düsseldorf, ganhadora da competição de corais SparkassenStiftung Groß-Gerau nas categorias de coral misto, melhor interpretação de canção e na categoria melhor regente. Como bolsista da fundação VITAE estudou na Academia de Música Franz Liszt em Budapeste.Trabalhou como cantora e regente em diversos palcos na Alemanha, Austria, Italia e Hungria em óperas, concertos, gravações e oratórios. Foi assistente do Coro de Meninas do Dom em Essen, ganhadoras do prêmio Nacional Alemão de melhor coral em sua categoria. Durante a Pandemia, desenvolveu um extenso trabalho audiovisual e teve diversas peças premiadas em concursos internacionais como o Interkultur Video Awards.

Thays Vaiano


Fonoaudióloga formada pela Santa Casa de São Paulo. Mestre e Doutora em distúrbios da comunicação humana pelaUNIFESP. Especialista em Voz pelo CFFa. Especialização em Fisiologia do Exercício aplicada à Clínica pela UNIFESP. Vice Coordenadora da Pós-Graduação Formação Integrada em Voz – FIV Coach. Idealizadora do Programa de Condicionamento Vocal ATLETAS DA VOZ. Docente do Curso de Especialização em Voz do CEV (Centro de Estudos da Voz). Vice coordenadora do Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa e membro da diretoria executiva do Capítulo Brasileiro da The Voice Foundation. Possui certificação em Coaching pela Crescimentum University. Palestrante nacional e internacional. Formação em laserterapia e eletroestimulação. Trabalha principalmente com habilitação e reabilitação de cantores, preparação vocal de elencos para teatro, TV e cinema. Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5259159072433854

MEDIAÇÃO: Isabela Moschkovich


Cantora, compositora, professora de canto e tradutora paulistana. Bacharela em Letras pela USP, pós-graduada em Canção Popular e pós-graduanda em pedagogia vocal pela FASM, além de formada no método de pedagogia vocal Somatic Voicework™️

14h às 16h

MESA REDONDA


"O marketing digital no mundo da voz cantada: potenciais e limites”

Jacques Figueras


É músico e produtor. Ganhou 2 Grammy Awards como produtor do álbum Song for Maura com Paquito D'Rivera e Trio Corrente. Produz shows e turnês nos 5 continentes e ajuda diariamente a centenas de artistas a viverem de música com seus Cursos Online.

Mirella Zili Celeri


Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, desenvolveu carreira como executiva nas áreas de marketing e desenvolvimento de negócios por cerca de 20 anos, tendo atuado nos mercados de moda, luxo/lifestyle e brinquedos, em empresas nacionais e multinacionais (como Swarovski, DuPont/Invista e Brinquedos Estrela). Como bailarina flamenca, fez parte das Cias. de Dança “Triana Flamenca” e “Fuego Andaluz”. Pós graduou-se em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina, tendo feito cursos na área de música/composição com Francis Hime, Chico Saraiva, Ricardo Breim, entre outros. Como cantora popular, apresentou-se com repertório de música brasileira e jazz com músicos como: Daniel Murray, Luizinho 7 Cordas, Ventura Ramirez, Trio Futricando, Ítalo Peron, Aleh Ferreira, Jobim Lima, Cássia Carrascoza, Carlos Rebouças, Chico Saraiva, entre outros, atuou em bandas, gravou jingles e participou dos cd´s de Ernesto Aun, Solange Sá, e Lucas Bernoldi.
Fernando Zimmermann


Fernando Zimmermann é cantor profissional desde 1999, Voice Coach, especialista em Neuroeducação, mestrando em Pedagogia Vocal e fundador do Full Voice Studios®️, instituição através da qual já treinou mais de 1000 Professores de Canto ao redor do Brasil e do mundo. Estudou diretamente com alguns dos mais proeminentes Voice Coaches do mundo, dentre eles o Maestro Seth Riggs, professor de nomes como Michael Jackson, Stevie Wonder, Celine Dion e muitas outras estrelas; Jeffrey Skouson, professor dos vocalistas das bandas The Killers, Imagine Dragons e Panic! at The Disco, entre outros; Dean Kaelin, fundador do IVTOM (International Voice Teachers of Mix).

MEDIAÇÃO: Carol Andrade


Carol Andrade Carol é cantora, compositora e professora de canto.

Formada em Canto Popular na ULM (Universidade Livre de Música Tom Jobim - atual EMESP) e certificada pelo método Somatic Voice Work(TM), alia a carreira artística - 4 discos lançados e várias turnês pelo Brasil e Europa - ao ensino do canto há mais de 20 anos. Criadora e apresentadora da série Bem Cantar, no YouTube.

16h30 às 18h30

MESA REDONDA


"O ensino de canto online: reflexão e troca de experiências"


Mirna Rubim


Mirna Rubim é cantora, atriz e empresária. É Doutora em Voice Performance pela Universidade de Michigan. Recentemente lançou o livro Voz Corpo Equilíbrio pela editora Thieme-Revinter e o seu CD Ton Sur Ton que está em todas as plataformas digitais. Como cantora e atriz destacamos seu trabalho recente como Leonor Delise em O Som e a Sílaba, escrito por Miguel Falabella especialmente para Alessandra Maestrini e Mirna. A peça recebeu 30 indicações a prêmios. Atualmente é Diretora e Proprietária da empresa de Treinamentos de Canto OnLine Mirna Rubim e coordena o Núcleo de Teatro Musical na CAL- Centro de Artes Laranjeiras.

Wagner Barbosa


Wagner Barbosa é preparador vocal e professor de canto há mais de 15 anos com certificações e experiência nacional e internacional. Criador do canal Voz em Construção que já tem 360 mil inscritos. Professor Certificado Método IVA - Nível MENTOR, Foi professor certificado do método Speech Level Singing até 2014 – Nível 2 e foi representante do método SLS na América Latina - 2014; é Pós Graduado pelo CEV em coaching e formado em violão popular – ULM (EMESP), além de Pós Graduado Especialista em Música Brasileira – FAP – PR. Foi Co-produtor da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas Rio2016, 5 vezes professor do European Vocal Camp, tem trabalhado com Produtores do nível de: Alê Siqueira (3 Grammy, 2 billboard entre outros prêmios) e Kassin (4 Grammy entre muitos outros prêmios). Tem trabalhado como preparador/produtor/diretor vocal de artistas tais como: Vitão, Gilberto Gil, Gal Costa, Criolo, Mariana Aydar, Vanessa Moreno, Mel Lisboa, Xênia França, Thais Gulin, Marcelo Jeneci, Filipe Catto, Zé Miguel Wisnik, Marcelo Pretto (Barbatuques), Chico Saraiva, Verônica Ferriani, Giana Viscardi, entre tantos outros. Já fez shows e ministrou workshops na Áustria, Suiça, França, Bélgica, Estônia, Finlândia, Polônia e Argentina.

Renata Gelamo


Renata Gelamo é arte-educadora, fonoaudióloga e produtora cultural. Mestre em Estudos Linguísticos e doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora dos cursos de pós-graduação “Canção Popular: criação, produção musical e performance” e “Pedagogia vocal: expressão e técnica” na Faculdade Santa Marcelina - FASM; professora do curso de pós-graduação “Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano” na FACON/A Casa Tombada. Pesquisa e orienta trabalhos nas áreas de canção popular, pedagogia vocal e narração. Integrante do Vocal SP. Fundadora do Ateliê de Voz.

Joana Mariz


Joana Mariz é Especialista em Voz pela PUC/SP, Doutora em Performance Vocal pela unesp, Professora de Canto Erudito e Popular e Coordenadora da primeira pós-graduação brasileira em Pedagogia Vocal, na Faculdade Santa Marcelina. Realizou intensivo de fisiologia e acústica da voz cantada na Suécia, sob coordenação de Johan Sundberg e integrou a primeira turma de Aperfeiçoamento em trabalho em equipe (FIV), no Cento de Estudos da Voz, onde atua como professora convidada. É professora assistente, tradutora e produtora da edição brasileira do método Somatic Voicework™️, de Jeanie LoVetri, e certificada no Método Bertazzo de reeducação do movimento, além de membro-co-fundadora do grupo de pesquisas e ações em voz Vocal-SP. Desde 2012 desenvolve seu trabalho de pesquisa vocal no Duo Prismas, em parceria com o pianista e compositor Marcos Pantaleoni.

MEDIAÇÃO: Mateus Corusse


Cantor, professor e pesquisador nas áreas da música e pedagogia vocal. Doutorando em Música pela Unicamp e mestre em Educação pela UFSCar. Graduando no curso de Bacharelado em Música (Voz popular) da Unicamp. Graduado no curso de Licenciatura em Música da UFSCar. Pós-graduado em Formação Integrada em Voz - Coaching Vocal pelo CEV e pós-graduando em Pedagogia Vocal pela FASM. Cursa Canto MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí. Certificado na formação Somatic Voicework – the LoVetri Method.

INSCRIÇÕES

O evento é gratuito e será realizado através da Plataforma Zoom.

Caso não receba confirmação de inscrição, verifique sua caixa de Spam ou cadastre outro e-mail. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp: (11) 98207-1217.